Salsichas: Cozinhar, grelhar ou fritar?

Salsichas não são todas iguais. Cada uma tem um preparo ideal, garantindo uma experiência máxima de sabor e textura

Poucas iguarias são tão práticas e fazem tanto sucesso à mesa dos brasileiros. As salsichas, sejam as tradicionais Frankfurt ou Viena, ou as versões aromáticas, como a Weisswurst, mais conhecida como salsicha branca alemã, fazem bonito como prato principal no almoço, jantar ou até em um churrasco. Mas muita gente tem dúvida de como prepará-las. O correto é cozinhar, grelhar ou fritar? A resposta é: depende do tipo de salsicha.

Quase todos os tipos de salsichas podem ser cozidas, mas por pouco tempo, para não perderem a sua textura firme e suculenta. Basta ferver a água em uma panela, com quantidade suficiente para que elas fiquem totalmente cobertas. As salsichas devem ser acrescentadas assim que a água começar a ferver. Deve-se, então, desligar o fogo e aguardar 5 minutos. A dica aqui é não misturar salsichas brancas e vermelhas em uma mesma panela, pois as vermelhas soltarão o corante alimentício natural e acabarão manchando as brancas.

Já para grelhá-las, em uma chapa ou até mesmo na churrasqueira, basta fazer alguns cortes superficiais na diagonal e colocá-las na grelha até dourarem. O tempo de grelha é rápido, de 5 a 10 minutos, no máximo, dependendo da intensidade do calor. É importante virá-las na grelha, para que fiquem douradas dos dois lados, e servi-las logo depois, para que sejam consumidas quentinhas.

Muita gente nunca pensou em fritar uma salsicha, não é mesmo? Algumas não apenas podem ser fritas, mas este método de cocção ainda realça o sabor. É o caso da Weisswurst, a típica salsicha branca alemã. Utilizando uma frigideira, basta acrescentar as salsichas a um fio de óleo quente até que fiquem douradinhas. Frite entre 5 a 10 minutos e sirva logo em seguida. Para inovar na receita, acrescente  outros ingredientes ou algum tipo de molho no fim da fritura, como nesta receita de salsicha branca com molho de cerveja e mostarda.

“As salsichas de boa qualidade contêm apenas cortes suínos ou bovinos em sua composição. Por isso, é importante verificar o rótulo e a lista de ingredientes, que deve ter carnes como primeiro ingrediente da lista e condimentos”, explica Rose Bosco, engenheira de alimentos da marca Eder.

 

Veja o jeito ideal de preparar sua salsicha preferida:

COZINHAR: Viena, Schüblig, Húngara, Alho, Frankfurt e Weisswurst.

GRELHAR: Viena, Schüblig, Húngara, Alho, Weisswurst.

FRITAR: Weisswurst.

Agora que você já sabe a melhor forma de preparar a salsicha, aprenda como fazer Salsicha Branca na Cerveja, um prato típico alemão, que promete surpreender o paladar.

 

 

Salsicha Weissna Cerveja

Ingredientes:
4 unidades de Salsicha Weiss (Weisswurst) Eder
2 unidades de maçãs

2 colheres de sopa de mostarda escura
1 copo de cerveja clara
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sobremesa de manteiga
Sal e pimenta-do-reino.

 

Modo de preparo:

– Aqueça a manteiga em uma frigideira. Doure as maçãs e acrescente a salsicha cortada em rodelas, deixe dourar também.

– Acrescente o mel e a mostarda.

– Refogue por mais alguns minutos e adicione a cerveja, deixe cozinhar até engrossar o molho.

– Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

 

 

Sobre a Eder

Fundada em 1923, a marca Eder é reconhecida por unir qualidade, cuidado na produção e receitas artesanais, que resultam em produtos de sabores únicos em diversas categorias, como salsichas, linguiças, bacon e presuntos especiais. A produção artesanal, em pequena escala, é o maior diferencial da marca e o que garante qualidade superior aos produtos e uma rica experiência gastronômica aos consumidores. Para mais informações, acesse: http://ederalimentos.com.br/

 

 

Texto cedido por: Press à Porter Gestão de Imagem, enviado por Eulália Vieira em 30/06/2020.

Imagem: Freepik (<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/alimento”>Alimento foto criado por KamranAydinov – br.freepik.com</a>)

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *