Mês do Orgulho LGBTQIA+

Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo.

Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

O Dia do Orgulho Gay também é um reforço para lembrar a todos os gays, lésbicas, bissexuais e pessoas de outras identidades de gênero, que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual.

Não importa se uma pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, transgênero, travesti ou intersexo, o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.

Normalmente, nesta data, são organizadas festas e desfiles pelas ruas das grandes cidades, onde os membros da comunidade LGBT e simpatizantes do movimento, se reúnem para celebrar o amor e a igualdade entre todos os gêneros.

Além disso, em algumas cidades, ainda acontece a tradicional Parada do Orgulho Gay, um gigantesco desfile que chega a reunir milhões de pessoas, como em São Paulo, por exemplo.

 

Origem do Dia do Orgulho Gay

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.

1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

 

LGBTQIA+ significado

Ao longo dos anos, a sigla hoje internacionalmente conhecida como LGBTQIA+, passou a se atualizar com descobertas de informações sobre orientação e gênero. Com isso, a letra Q e o sinal de adição (+) foram acrescentadas, sendo que nas três primeiras letras LGB o significado se refere a orientação sexual e a segunda sequência TQIA+ a gênero.

L – Lésbica: toda mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres.

G – Gay: todo homem que se identifica como homem e tem preferências sexuais por outros homens.

B – Bissexuais: homem e mulher que têm preferências sexuais por ambos os gêneros.

T – Transexuaistravestis e transgêneros: pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino atribuídos no nascimento tendo como base os órgãos sexuais.

Q – Queer: pessoas que não se identificam com padrões heteronormativos impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com rótulos.

I – Intersexuais; pessoas que nascem com características sexuais biológicas e que não ser definidas no sexo feminino ou masculino. Antigamente, eram chamadas de hermafroditas.

A – Assexuais; pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas ou em interesse em atividades sexuais

+ – Todas as letras da sigla; significa todas as letras da sigla LGBTT2QQIAAP. O P, por exemplo, significa os pansexuais, que são pessoas que sentem atração por outras, independentemente do gênero ou da orientação sexual.

 

 

Fontes do texto: Calendarr, acessado em 21/06/2021 (https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-do-orgulho-gay/) e Jornal CDI, acessado em 21/06/2021 (https://www.dci.com.br/dci-mais/saiba-o-significado-da-sigla-lgbtqia/140153/)

Fonte Imagem: Freepik (<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/quadro”>Quadro vetor criado por alicia_mb – br.freepik.com</a>)

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *