Dicas para manter a postura trabalhando de casa

O home office ganhou destaque no mundo todo por conta da pandemia do novo coronavírus. Foi a solução encontrada por muitas empresas para dar continuidade aos negócios, enquanto preservam a saúde dos funcionários e evitam a disseminação do Covid-19.

É importante adotar medidas para garantir a postura e a saúde, agora que a sua casa se tornou também o seu ambiente de trabalho. Pensando nessa nova realidade, a área de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Serviço Social da Indústria do Mato Grosso do Sul (SESI/MS) preparou algumas dicas para quem está nessa situação. Veja só:

 

1. Escolha um lugar tranquilo

Antes de mais nada, o ambiente deve ser tranquilo, reservado e livre de distrações, de preferência em uma temperatura em que você se sinta confortável. “É importante escolher um local com privacidade e sem distrações. O ideal é ter mesa e cadeira, que proporcionem uma postura próxima à habitual, para que o trabalhador não sinta desconforto na mudança de rotina”, explica a ergonomista de gestão em SST do SESI, Priscilla Bueno.

la também lembra que a organização é importante, assim como garantir boa luminosidade no espaço escolhido. “Se for usar notebook, é interessante utilizar teclado e mouse independentes. Também é recomendável posicionar a tela do computador ou notebook na linha dos olhos para evitar sensação de desconforto no pescoço”, completa.

 

2. Encontre uma postura confortável

Seguindo algumas orientações de ergonomia, você deve encontrar uma postura em que se sinta confortável.

Priscila detalha: “Mantenha ombros e quadris alinhados, joelhos discretamente abaixo do quadril, pés apoiados no solo ou em descanso para os pés. É importante que o punho fique numa posição neutra, ou seja, sem dobrar, além de haver um encosto adaptado à curvatura da coluna e um descanso de braço na altura do cotovelo”.

 

3. Faça pequenas pausas durante as atividades

A rotina de pequenos intervalos entre a produção deve ser mantida. Organize suas pausas de acordo com a carga de trabalho e o volume de demandas. Para quem fica sentado durante períodos longos, é bom levantar e passar alguns minutos de pé.  Também é importante manter a rotina de alimentação. E não esqueça: beba água!

 

4. Alongue-se!

 

Para evitar desconfortos musculares, é importante se alongar e alternar a postura. Vários exercícios podem ser feitos inclusive enquanto você está sentado. As caminhadas também são boas opções. “O importante é se mexer, ou então alternar a postura realizando alguns alongamentos de ginástica laboral”, reitera Priscilla Bueno.

 

 

Fonte: Agência de Notícias CNI, Portal da Indústria (Acessado em 12/05/2020 – https://noticias.portaldaindustria.com.br/listas/dicas-de-postura-para-home-office/)

Foto de capa: Freepik.

 

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